No Artigo April diz não ser fácil ser artista em Portugal, com anos de turismo excessivo, juntamente com um aumento no investimento estrangeiro e vários esquemas de poupança fiscal, tudo isto contribuiu para uma grave crise imobiliária que está actualmente a expulsar artistas e jovens do país. Lisboa, com rápida gentrificação, é uma das cidades mais caras da Europa para alugar um apartamento, e em Janeiro de 2024, o salário mínimo nacional é apenas de apenas 820,00€ por mês, há pouco financiamento para as artes e houve também aumento do custo de vida.

April continua e diz que no entanto, a cena da música electrónica em Portugal continua a crescer, resultando numa cena com um espírito adepto da utilização de locais não convencionais, desde a reaproveitamento de reservatórios do século XVIII para festivais de arte sonora ou dança nos pátios das escolas. 

Um rejuvenescimento gradual ocorreu ao longo da última década, com uma nova saga de artistas, editoras, festas, promotores, comunidades e coletivos.

A ascensão musical do país impulsionou a batida afro-portuguesa para um palco global; também surgiram raves e novas marcas respeitadas.

Mas a maior parte da atividade permanece em grande parte dentro do país.

Noutros locais, vários clubes e festas desafiam a narrativa heteronormativa e dominada pelo Ocidente da música electrónica, ao mesmo tempo que alimentam o apetite pela interacção social e pela dança.

April Clare Welsh fala do Lux frágil, entrevistou também Yen Sung, Diogo Vasconcelos, fala de lojas de discos, de compilações e vai até Portugal Profundo destacando fenómenos como a “Ovelha Trax”, indo um pouco a todo o lado, fala de tudo o que faz parte deste novo ecossistema underground.

https://daily.bandcamp.com/scene-report/portugal-electronic-music-batida-guide

Mariana Cruz