Esta semana estão já disponíveis uma “mão cheia” de filmes do realizador alemão na plataforma de streaming.
Liliana Teixeira Lopes
Esta semana a plataforma Filmin recebe o Ciclo Wim Wenders – O cineasta da não-ficção. Uma das vozes mais distintas do cinema alemão, ao lado de gigantes como Fassbinder ou Herzog.
A primeira parte do Ciclo Wim Wenders – O cineasta da não-ficção conta com sete dos títulos indispensáveis que marcaram a sua produtiva e variada carreira.
Assim, estão disponíveis grandes obras como “Paris, Texas” (1984). É uma obra-prima que conquistou, vários prémios, entre eles a Palma de Ouro em Cannes. Senhor de uma fotografia única, banda sonora emblemática e argumento de Sam Shepard, como explica a Filmin, “Paris Texas” não é um filme a que se assiste, mas sim um filme que nos acontece.
Outro dos destaques deste ciclo é “Asas do Desejo” (1987), deu a Wenders o galardão de Melhor Realizador de Cannes. Da cor ao preto e branco, do céu ao centro da terra, pelas ruas de uma Berlim dividida caminham dois anjos, que olham mas não tocam.
“Alice nas Cidades” (1974) é o road movie mais intrigante do Novo Cinema Alemão.
Também disponível na Filmin está o magnífico “Buena Vista Social Club” (1999), um documentário inestimável sobre a cena musical cubana que acompanha Ry Cooder, responsável pela banda sonora de “Paris,Texas”, numa viagem a Havana em busca de um grupo de músicos veteranos, lendas da cena musical cubana.
“O Amigo Americano” é já um clássico de 1977, de Wim Wenders. É a adaptação livre d e um outro clássico, desta vez do romance, de Patricia Highsmith, “O Jogo de Ripley”. Em competição no Festival de Cannes, obra junta Dennis Hopper a Bruno Ganze ao mestre Nicholas Ray. Uma junção infalível do cinema alemão com o americano.
Da lista ainda fazem parte “Lisbon Story – Viagem a Lisboa” (1995), que com conta com as contribuições dos Madredeus e de Manoel de Oliveira. E “O Estado das Coisas” (1982), vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza. Depois de dia 24 de Julho, chega a segunda parte do ciclo com obras como, entre outras “A Angústia do Guarda-Redes no Momento do Penalty”, “Ao Correr do Tempo” ou “Tão Longe, Tão Perto!”, segundo ato de “Asas do Desejo”.