Entre as várias novidades que chegam esta semana às salas nacionais, está um dos nomeados aos Óscares: “Anatomia de Uma Queda”.
Liliana Teixeira Lopes
“Encontro” é um drama assinado por François Manceaux que chega esta semana aos cinemas portugueses.
No telemóvel de Alain, realizador belga nos seus cinquenta anos, surge uma foto misteriosa. Tem o tempo suficiente para reconhecer Luísa, uma atriz portuguesa que ele amou apaixonadamente há sete anos, durante as filmagens do seu filme que permanece inacabado.
Obcecado por essa imagem, deixa a sua casa na Bélgica para regressar a Lisboa e rever a sua atriz.
Uma vez chegado, descobre que ela desapareceu, enquanto uma desconhecida se oferece para o ajudar na sua investigação.
Começa, então, para ele uma viagem hipnótica guiada por um sonho entre o seu passado, o presente em Lisboa e o seu imaginário em Cabo Verde, onde se irá revelar a dualidade entre essas duas mulheres.
Nos papéis centrais de “Encontro” estão Johan Heldenbergh, Isabel Otero, Dalila Carmo e Ângelo Torres.
Também novidade nos cinemas portugueses é “O Falsificador”, um filme de Maggie Peren, que conta a história de Cioma Schönhaus, um jovem judeu de 21 anos, que escapa da Gestapo e que salva vidas graças à sua habilidade de falsificar passaportes.
Outro dos seus talentos é falsificar a sua própria identidade.
No papel central está Louis Hofmann, ator que conhecemos de séries como “Toda a Luz que Não Podemos Ver” e “Dark”.
Às salas de cinema portuguesas chega ainda, esta semana, o tão aguardado “Anatomia de Uma Queda”, filme multi-premiado e multi-nomeado, assinado por Justine Triet, com Sandra Hüller na pele da protagonista, com o mesmo nome: Sandra.
Sandra, uma escritora alemã, o seu marido francês Samuel e o filho Daniel, de onze anos, vivem um ano de forma isolada numa cidade remota dos Alpes franceses.
Quando Samuel é encontrado morto na neve, tendo caído de uma varanda do chalé, a polícia questiona se terá cometido suicídio ou se foi assassinado.
Perante a tese de homicídio, Sandra torna-se a principal suspeita.
Pouco a pouco, o julgamento vai revelar-se não apenas uma investigação das circunstâncias da morte de Samuel, mas uma inquietante viagem psicológica às profundezas da relação conflituosa do casal.