Foram anunciados os nomeados aos Prémios Europeus de Cinema. "O Quarto ao Lado" e "Emilia Pérez" são os favoritos.
Liliana Teixeira Lopes
“O Quarto ao Lado”, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, Leão de Ouro do Festival de Veneza, e “Emilia Pérez”, do francês Jacques Audiard, Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes, são os filmes mais nomeados para a 37ª edição dos Prémios Europeus de Cinema, anunciou a Academia do Cinema Europeu.
Cada filme recolheu quatro nomeações e nas mesmas categorias: Melhor Filme Europeu, Realização, Argumento e Atriz, Tilda Swinton por “O Quarto ao Lado”, que estreia a 5 de dezembro a Portugal, e Karla Sofia Gascón por “Emilia Pérez”, que chega a 14 de novembro.
Com três nomeações (entre elas de Melhor Realizdor) concorre “The Seed of the Sacred Fig”, do iraniano exilado Mohammad Rasoulof, Prémio Especial em Cannes, ainda com data de estreia portuguesa por marcar.
Os Prémios Europeus de Cinema pretendem reconhecer a excelência dos filmes produzidos na Europa e são entregues anualmente pela Academia Europeia de Cinema.
A 9 de outubro foi revelado que a curta-metragem “2720”, do luso-suíço Basil da Cunha, e a coprodução portuguesa “Mataram o Pianista”, dos espanhóis Fernando Trueba e Javier Mariscal, estavam nomeadas respetivamente para Melhor Curta-Metragem e Melhor Filme de Animação. Esta terça-feira, a segunda juntou-se à corrida para Melhor Filme Europeu.
Novas regras anunciadas no verão pela Academia permitem que títulos nomeados para Melhor Documentário Europeu e Melhor Filme de Animação Europeu também possam entrar na corrida para Melhor Filme Europeu, que passou de cinco para dez nomeados: além de “Mataram o Pianista”, foram beneficiados os documentários “Bye Bye Tiberiada”, de Lina Soualem, “Dahomey”, de Mati Diop (vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim), “In Limbo”, de Alina Maksimenko, “No Other Land”, de Yuval Abraham, e “Soundtrack to a Coup d’Etat”, de Johan Grimonprez, e as animações “Straume”, de Gints Zilbalodis, “Living Large” , de Kristina Dufková, “Sauvages”, de Claude Barras, e “El Sueño de la Sultana”, de Isabel Herguera.
Para Melhor Filme Europeu concorrem ainda “A Substância”, de Coralie Fargeat, e “Vermiglio”, de Maura Delpero.
A Almodóvar, Audiard e Rasoulof para Melhor Realização juntaram-se Andrea Arnold (“Bird”) e Maura Delpero (“Vermiglio”).
Destaque ainda para Descoberta Europeia (prémio FIPRESCI), a que concorrem “Armand”, de Halfdan Ullmann Tøndel; “Hoard”, de Luna Carmoon; Kneecap”, de Rich Peppiatt; “Santosh”, de Sandhya Suri; “The New Year That Never Came”, de Bogdan Mureșanu; e “Toxic”, de Saulė Bliuvaitė.
A 37ª cerimónia está marcada para 7 de dezembro em Lucerna, na Suíça.