O thriller foi assim considerado pelo sindicato dos argumentistas dos EUA.
Liliana Teixeira Lopes
Os membros do sindicato de argumentistas dos Estados Unidos revelaram a lista dos melhores filmes do século XXI, colocando o thriller “Get Out” (“Foge”), realizado por Jordan Peele, no topo de uma seleção de 101 obras.
Para os argumentistas norte-americanos do Writers Guild of America, “Get Out”, que estreou em 2017, é o filme com o melhor argumento dos últimos 21 anos – até ao momento.
“Eternal Sunshine of the Spotelesse Mind” (“O Despertar da Mente”, em português), com os atores Jim Carrey e Kate Winslet, fica em segundo lugar no pódio, à frente de “The Social Network” (“A Rede Social”), que aborda a criação do Facebook, e do drama sul-coreano “Parasitas”, vencedor do Óscar de melhor filme em 2020.
Mas a seleção dos argumentistas inclui géneros muito variados. Os membros da Writers Guild of America indicam filmes de animação, como “The Incredibles”, de ação, como “Ocean’s Eleven”, o documentário de comédia “Borat” e obras de ficção científica como “Inception” (“A Origem”), de Christopher Nolan.
“O próprio conceito de escrever para a grande tela vive uma crise existencial”, sublinha o sindicato no seu site oficial na Internet.
O Writers Guild of America salienta que “o sistema de estúdio (de cinema) deu lugar ao sistema de ‘streaming’, onde tudo, seja qual for a fonte, compete por audiências”. E “essa democratização mudou um grande número de regras”.
Os argumentistas lembram que antes “os géneros eram bem definidos, como ficção científica, terror, comédia ou drama”, mas agora “cruzam-se de forma livre, às vezes num único cenário”.
E adiantam: “A profundidade de um personagem, antes reservada para um drama ou um filme temático, não fica de fora de uma película de super-heróis ou de uma obra com uma dama de honor malcomportada”.
Esta nova seleção dos argumentistas vem na sequência de uma lista anterior, realizada há 15 anos, que distinguiu o histórico “Casablanca”, com o ator Humphrey Bogart, como o melhor roteiro de todos os tempos, seguido de “The Godfather” (“O Padrinho”, em português), de Francis Ford Coppola.