O festival de documentário acontece a partir deste sábado e até ao final do mês.
Liliana Teixeira Lopes
O Porto/Post/Doc regressa este fim de semana, a partir sábado, com 22 filmes produzidos em Portugal ou de expressão portuguesa, com destaque para cineastas como Salomé Lamas, Susana Nobre e Welket Bungué e um espetáculo interdisciplinar de Pedro Costa e Músicos do Tejo.
No programa está o mais recente trabalho de Susana Nobre, “No Táxi do Jack”, “um ‘road-movie’ sobre as condições do trabalho em Portugal, conduzido pelo sexagenário Joaquim Calçada, um ex-emigrante perto da reforma que se vê obrigado a cumprir as regras e burocracias exigidas pelo centro de emprego, para usufruir do subsídio”.
Salomé Lamas “volta a explorar o tema do contacto humano e da nossa convivência” em “Hotel Royal”, enquanto Welket Bungué apresenta, em “Mudança”, uma “conversa-análise” com a deputada independente Joacine Katar Moreira “em torno da essência dos seus trabalhos” que deixa “sinais de uma revolução iminente”.
Na mesma secção, o argentino Matías Piñeiro e o galego Lois Patiño trazem, em estreia nacional, “Sycorax”, um filme rodado nos Açores que parte de “A Tempestade”, de William Shakespeare.
Destaque também para o regresso do brasileiro Eryk Rocha, com “Edna”, uma “narrativa híbrida” que parte do diário da protagonista “e reencena os fantasmas do colonialismo (passado e presente)”.
Há ainda espaço para “Distopia”, de Tiago Afonso, “Sortes”, de Mónica Martins Nunes, “Madalena”, de Madiano Marcheti, “Transviar”, de Maíra Tristão, e a “Última Floresta”, de Luiz Bolognesi.
O festival abre com a exibição de uma cópia restaurada do filme mudo “Maria do Mar”, de Leitão de Barros, acompanhada pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, com direção musical de Vasco Pearce de Azevedo, a partir de uma partitura original escrita por Bernardo Sassetti para este filme.
O cartaz tem também, por exemplo, “Who we were”, de Marc Bauder, exibido este ano no Festival Internacional de Cinema de Berlim, com a participação de intelectuais e investigadores sobre ciência e o futuro, o premiado “Amanhã”, de Cyril Dion e Mélanie Laurent, e “Nuestra voz de tierra, memoria y futuro”, filme de 1981 da antropóloga colombiana Marta Rodríguez e do marido, o fotógrafo Jorge Silva.
A oitava edição do Porto/Post/Doc decorre até 30 de novembro, nas salas do Teatro Municipal do Porto, do Cinema Passos Manuel e do Coliseu, na Casa Comum da Reitoria da Universidade Porto e no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.